sexta-feira, 24 de maio de 2013


A fumaça densa e preta podia ser vista de muito longe. O incêndio começou por volta das 11h e logo tomou grandes proporções. Houve explosões. Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas.




Os bombeiros do Rio de Janeiro tentam, há mais de nove horas, apagar um incêndio em uma distribuidora de combustíveis de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas.
A fumaça densa e preta podia ser vista de muito longe. O incêndio começou por volta das 11h e logo tomou grandes proporções. Houve explosões.
Os bombeiros tiveram dificuldade para controlar as chamas. O depósito fica em uma área residencial. Várias casas foram atingidas. As ruas mais próximas foram isoladas.
Os moradores tiveram que sair às pressas. Alguns resistiam. O Globocop flagrou o resgate de uma mulher com dificuldade de locomoção. “Abri o portão e pedi socorro. Que a quentura já não aguentava mais”, disse. Um homem que perdeu tudo estava desesperado.
Um funcionário do depósito, Gelson da Silva Ferreira, de 43 anos, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

O secretario estadual do ambiente disse que a empresa não tinha licença para operar.
“Eles estão ilegais. Eles conseguiram uma licença em 2009 do município, só que o município não pode licenciar uma empresa de grande porte, dessa natureza. O Inea não reconheceu a licença, exigiu uma análise de risco, eles apresentaram em janeiro desse ano e ela foi rejeitada”, afirmou Carlos Minc.
O advogado da distribuidora negou. “Até o dia de hoje, todo o licenciamento ambiental, estadual e municipal estava em ordem”, contestou o advogado Fábio Kalil.
A prefeitura não sabe informar quantos depósitos como este existem hoje no município, mas informou que vai abrir uma investigação para descobrir se as empresas têm ou não autorização para funcionar.
 
“Vou fazer um oficio a Policia Federal para ainda na primeira quinzena de junho fazer uma blitz conjunta. Porque o que nós temos aqui é licença de bomba-relógio”, afirmou Alexandre Cardoso, prefeito de Duque de Caxias.
O depósito tem capacidade para dois milhões de litros de combustível. Pelo menos seis tanques e um caminhão ficaram destruídos.
Na noite desta quinta-feira, os bombeiros continuam trabalhando para apagar o fogo. Segundo eles, o fogo está controlado. Os moradores da vizinhança dizem que estão preocupados, que não sabem onde vão passar a noite. A Defesa Civil já colocou um ponto de orientação de apoio.
A Agência Nacional de Petróleo informou que nas quatro vistorias realizadas este ano, não forem encontradas irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares


Apoio:

Apoio: